CUIABÁ

CUIABÁ

Gestão Emanuel Pinheiro entrega ponte na região da Guia que atenderá mais de 7 mil habitantes

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, José Roberto Stopa, inauguraram no sábado (18) a ponte sobre o Rio Taquaral, que dá acesso às comunidades 3 Pedras e Rio Azul, a 2,5 quilômetros da comunidade de Nossa Senhora da Guia.

A ponte atenderá a uma população de mais de sete mil habitantes, que inclui a região de Nossa Senhora da Guia e outras duas comunidades. Além disso, a obra também facilitará o acesso ao município de Acorizal, para quem trafega pela estrada velha da região.

A ponte de 22 metros de extensão atenderá principalmente a estudantes de escolas públicas que passam pelo local no transporte escolar. Feita sobre uma base de concreto, a obra atende a uma demanda da comunidade após a antiga ponte, totalmente de madeira, ter sido arrastada pelas chuvas.

“A minha sensação é de dever cumprido, dever com a comunidade do campo de Cuiabá, nunca a comunidade rural foi tão bem tratada quanto na gestão Emanuel Pinheiro, o compromisso que fiz no primeiro mandato ainda persiste: Emanuel Pinheiro é gestão da cidade e do campo”, afirmou o gestor.

Leia Também:  Van do Sine da Gente atende o bairro Pedra 90 e vai ajudar na emissão de guias do IPTU 2023

As comunidades atendidas pela ponte são essenciais para a agricultura familiar da capital mato-grossense. A previsão é de que, além da ponte com base de concreto, uma nova ponte feita completamente de concreto seja construída no local com emenda parlamentar do deputado federal Emanuelzinho.

“Na próxima quarta-feira será realizado um orçamento, que vamos enviar ao deputado, e ele vai trabalhar para que possamos licitar, com valores de emenda, uma nova ponte na região”, afirmou o secretário de Obras, José Roberto Stopa.

A obra foi realizada em menos de 30 dias, antes do período chuvoso, para garantir segurança e comodidade aos munícipes que moram na região e manter girando a economia agrícola e turística das comunidades atendidas.

“Em nome do nosso Distrito de Nossa Senhora da Guia a gente agradece muito ao prefeito, nós sabemos a situação que está passando nosso país, mas nem por isso a prefeitura municipal está deixando a desejar, a região só tem a ganhar com essa administração”, elogiou o subprefeito do Distrito da Guia, Edenacil Dias de Souza.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  BRT: A quem interessa impor um transporte ultrapassado para a nossa capital?

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Estudantes apresentam trabalhos e participam de oficinas com temáticas do movimento afro-brasileiro

Published

on

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Profª. Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito da Guia participaram neste sábado (2), das atividades de socialização do Projeto Minha Cor, Minha Raça. Foram oficinas, jogos e apresentação dos trabalhos com a participação da comunidade escolar.

A professora de História, Juliana Bezerra, responsável pelo projeto que envolve todos os profissionais da unidade explicou que o objetivo é trabalhar o movimento afro, oportunizando aos estudantes e à comunidade escolar, reconhecer a ancestralidade do povo brasileiro. “Por meio das ações propostas, pretendemos alcançar o reconhecimento e o respeito dos estudantes, rompendo a barreira do preconceito”, explicou Juliana Bezerra.

O evento contou com oficinas de pintura corporal africana, confecção de bonecas negras, as aboyomi, que significa ‘o melhor de mim para ti’, oficina de trança, pintura em tela, jogos africanos como terra-mar, garrafinha, labirinto, matacuzana, Da Ga, entre outros, oficina de dança e palco.

Ensino da cultura afro-brasileira

Com foco nas disciplinas de História, Arte e Língua Portuguesa o estudo da cultura afro-brasileira é realizado de maneira interdisciplinar, pelas unidades educacionais da rede pública, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Leia Também:  BRT: A quem interessa impor um transporte ultrapassado para a nossa capital?

As unidades educacionais desenvolvem projetos e ações dentro dessa temática, de acordo com seus Projetos Políticos Pedagógicos e, a Secretaria Municipal de Educação oferece seminários sobre o tema para os profissionais e orientações pedagógicas para as unidades que solicitam.

Unidade educacional

A EMEBC Profª. Benedita Xavier Rodrigues atende 411 estudantes da Pré-Escola até o 4º Ano do Ensino do Fundamental, do Distrito de Nossa Senhora da Guia e comunidades Lajinha, Santa Luzia, Pai André, Rio Azul, Fazendinha, Terra Vermelha, Vila Boa Esperança, Machado e Condomínio Águas Claras.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA