CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema-MT promove o 1º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens

Publicado em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promove, entre os dias 18 e 20 de dezembro, o 1º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens, em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-MT).

O evento é direcionado à comunidade, empreendedores e responsáveis técnicos, com objetivo de discutir a política nacional de segurança de barragens e a classificação das barragens situadas no estado de Mato Grosso. As vags são limitadas. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

De acordo com o gerente de Segurança de Barragens da Sema-MT (GSB), Fernando de Almeida Pires, a maior contribuição do evento será a apresentação de tópicos importantes no âmbito da segurança de barragens, com destaque para instruções normativas, termos de referência e a resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO), entre outros. As atividades incluem palestras, mesa redonda e uma visita técnica ao Parque Novo Mato Grosso.

“Durante o evento, analistas do setor da Gerência de Segurança de Barragens e membros do público externo terão a valiosa oportunidade de participar ativamente e fomentar um debate abrangente e esclarecedor sobre os intricados processos relacionados à segurança das barragens. Nosso propósito é criar um ambiente propício para o esclarecimento de dúvidas e a discussão aprofundada de questões essenciais relacionadas a este tema fundamental”, destacou.

Leia Também:  Governador cita obras em hospitais, UBS e asfalto em Cuiabá: "Muita coisa boa acontecendo"

O simpósio será realizado na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, das 7h30 às 18h.

Serviço
1º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens

Data: 18 a 20 de dezembro
Horário: 7h30 às 18h
Local: sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá (Av. Des. Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá).
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/1-simposio-estadual-sobre-seguranca-de-barragens-mt/2159855

*Com supervisão de Nayara Takahara

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

“Mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, programa leva conhecimento ao produtor”, afirma secretária de Meio Ambiente

Published

on

O Governo de Mato Grosso apresentou à cúpula do clima da ONU (COP28), nesta segunda-feira (04.12), a operação no Estado do programa Juntos Pelo Araguaia (JPA), considerada a maior iniciativa de recuperação de bacias hidrográficas do mundo. O objetivo é captar recursos que serão empregados na execução do projeto, cuja meta é restaurar 10 mil hectares no bioma Cerrado, sendo cinco mil em Mato Grosso e cinco mil em Goiás.

“Mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, levamos ao produtor conhecimento sobre a melhor prática a ser aplicada no imóvel, incluindo como ele lida com a natureza e com a mudança do uso da terra”, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Mauren Lazzaretti, durante agenda com o Governo de Goiás na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Lançado em 2019 pelos governos federal e estaduais de Mato Grosso e Goiás, os objetivos do programa no Estado são recuperar as nascentes e áreas degradadas no entorno do Rio Araguaia e promover a mudança de cultura sobre práticas sustentáveis de ocupação do território. A iniciativa prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Leia Também:  Sema zera passivo de processos acumulados há 10 anos e acaba com prescrição de multas

Na primeira etapa, a ação é executada em 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses. Em Mato Grosso, as cidades impactadas são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro, Torixoréu.

Novos financiadores

Pessoas físicas ou jurídicas que desejam auxiliar na preservação ambiental podem ajudar o programa com doações voluntárias. Outra maneira de aderir ao projeto é compensar a supressão de vegetação em uma das áreas de abrangência do programa, destacou Mauren durante sua apresentação.

“Nós mostramos, hoje, um projeto inovador, lá no coração do Brasil, realizado pelos estados de Goiás e Mato Grosso que atuam unidos em prol de um objetivo comum”, disse ao afirmar que o objetivo da ação vai além da recuperação da vegetação.

Ao todo, são investidos no programa R$ 2,8 milhões da conversão de multas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em Mato Grosso, os recursos investidos são obtidos por meio de um Termo de Ajuste de Conduta firmado junto ao Ministério Público, que prevê o pagamento de multas com serviços ambientais.

Leia Também:  Região Araguaia recebe Casamento Abençoado no sábado (30) para celebrar união de mais de 200 casais

Acesse o site www.juntospeloaraguaia.org.br e saiba como se tornar um financiador do programa.

Também participaram do evento, os secretários adjuntos da Sema-MT Alex Marega (Executivo) e Luciane Bertinatto (Gestão Ambiental).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA