Política MT
Deputados votam criação de novos cargos para a Procuradoria Geral de Justiça
Publicado em
14 de novembro de 2023por
Da Redação
Em segunda votação, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, nesta terça-feira (14), durante sessão ordinária, o projeto de lei n° 2.120/2023, da Procuradoria Geral de Justiça, que altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 9.782, de 19 de julho de 2012, que dispõe sobre o Quadro de Pessoal e o Plano de Carreiras de Apoio Técnico-Administrativo da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, fixa os valores dos subsídios e dá outras providências.
O projeto de lei, que cria no âmbito da Procuradoria de Justiça de Mato Grosso quatro novos cargos de confiança, foi aprovado por unanimidade. A mensagem autoriza ainda o Ministério Público Estadual (MPE) a efetuar pagamentos por hora-aula daqueles que estiverem a serviço da instituição para desempenho de atividade de magistério e não tenham sido contratados para essa finalidade. Entre os cargos criados estão dois de apoio administrativo superior, um de supervisor administrativo e um de assistente de inteligência.
Sobre o pagamento por hora-aula daqueles que estiverem à serviço da instituição para desempenho de atividades de magistério, a medida se mostra pertinente para aprimoramento do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), que está credenciado como Escola de Governo institucional”, cita justificativa da mensagem.
“A finalidade é criar cargos e funções na estrutura do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, assim como in possibilitar a instituição do pagamento, por hora-aula, daqueles que estiverem à serviço da instituição para desempenho de atividades de magistério e não tenham sido contratados para essa finalidade”, destaca a mensagem da Procuradoria Geral de Justiça.
Ainda na Ordem do Dia, um pedido de vista compartilhada pelos deputados Lúdio Cabral (PT), Paulo Araújo (PP) e Beto Dois a Um (PSB), adiou mais uma vez a votação do Projeto de lei Complementar (PLC) n° 56/2023, mensagem governamental, que dispõe sobre a jornada de trabalho mensal dos servidores públicos civis da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. O PLC estava em pauta para ser votado em segunda votação. Na semana passada, a matéria foi aprovada em primeira votação.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Frente Parlamentar da Segurança Pessoal defende direito à legítima defesa
Published
10 horas agoon
4 de dezembro de 2023By
Da Redação
A Frente Parlamentar da Segurança Pessoal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso discutiu, nesta segunda-feira (4), o conceito de Legítima Defesa Armada (LDA) e como a legislação brasileira trata o assunto.
O promotor de Justiça de Mato Grosso do Sul, Luciano Lara, participou da reunião de forma remota. Atuando na área há 19 anos, Luciano integrou 446 plenários do Tribunal do Júri e analisou mais de 3 mil inquéritos policiais de homicídio e mais de 10 mil inquéritos de crimes residuais (porte de arma, disparo de arma de fogo, tráfico, etc). Ele também é autor dos livros “LDA” e “Papa Alpha”.
Em seu relato, o promotor afirmou que, em 19 anos, nunca participou de um Tribunal do Júri em que uma arma legal tenha sido utilizada na prática de um homicídio e que não há estudos que correlacionem a arma legal vendida com a realização dela em crime.
“Arma legal a gente entende como aquela arma registrada no nome da pessoa que matou outra. Eu realizei uma pesquisa levando em conta os últimos seis anos em Mato Grosso do Sul e nenhum homicídio foi praticado neste período, no estado, com uma arma legal. Isso faz cair por terra aquela afirmação de que ‘mais armas em circulação é sinônimo de mais crimes’”, ressaltou.
O promotor disse ainda que o aumento da venda de armas legais registrado nos últimos anos foi acompanhado de uma redução no número de crimes violentos. “É muito mais arriscado para o criminoso trombar com um cidadão armado. Isso faz, sim, com que haja uma redução do número de crimes violentos”, defendeu.
Treinamento – O promotor também frisou a necessidade de pessoas que adquirem armas legais passarem por treinamento para ter condições de utilizar o equipamento, no entanto ponderou que a alteração promovida na legislação, que reduziu para 50 o número de munições que podem ser adquiridas por ano, prejudica a capacitação do portador de arma legal.
“Eu preciso ter acesso a um maior número de munições para ter os treinamentos necessários para estar em condição de utilizar meu equipamento para defesa. Comprar uma arma e colocar no cofre não vai resolver o problema quando for necessário”, expôs.
Legítima Defesa – Conforme o artigo 25 do Código Penal Brasileiro, “entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem”.
Ao analisar o texto, o promotor de Justiça pontuou que a legislação não restringe a legítima defesa à defesa à vida, mas sim a qualquer direito assegurado ao cidadão. Refutou ainda a relação entre legítima defesa e segurança pública.
“Quando tratamos da defesa pessoal do cidadão, nós estamos garantindo apenas e tão somente que, quando tiver falhado a segurança pública, esse cidadão que esteja sendo vítima de um crime ou esteja na iminência de ser vitimado por um crime tenha condições, querendo e podendo, de se defender”, salientou.
O promotor também criticou a forma como muitos juristas interpretam o “uso moderado dos meios necessários”, previsto no código penal. “O meio necessário depende da situação pela qual a vítima está passando. O uso moderado é passível de avaliação, mas essa avaliação não é matemática”, ponderou.
Legislação brasileira – O professor de Direito Penal da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e coordenador do Movimento Pró-Arma de Mato Grosso, Danilo Atala, comparou as legislações do Brasil, de Portugal e da Argentina e defendeu a necessidade de melhorias no Código Penal brasileiro.
“Os termos legais da legítima defesa no nosso Código Penal permanecem os mesmos desde a redação original do código, em 1940. Então, eu defendo um melhoramento dos termos da legítima defesa, alguma coisa parecida com o Código Penal argentino, no qual há a ideia de legítima defesa presumida. Veja, eu estou comparando a nossa legislação com a dos nossos vizinhos argentinos, que têm uma colonização e uma origem bastante semelhante”, argumentou.
O coordenador-geral da Frente Parlamentar da Segurança Pessoal, deputado Gilberto Cattani (PL), destacou a importância da realização de debates sobre o assunto para conscientização dos cidadãos.
“O objetivo desta Frente Parlamentar é justamente mostrar ao cidadão que ele tem o direito à legítima defesa reconhecido pela legislação e que precisa ser resguardado”, frisou.
Clubes de Tiro – Durante a reunião, Cattani informou que enviou a prefeitos e vereadores mato-grossenses uma minuta de projeto de lei para que possam apresentar em seus municípios, com o intuito de definir o perímetro para instalação e funcionamento de clubes de tiro.
A medida faz-se necessária, segundo ele, após a publicação do Decreto 11.615/2023, que regulamenta a Lei nº 10.826/2003 e estabelece regras e procedimentos relativos à aquisição, ao registro, à posse, ao porte, ao cadastro e à comercialização nacional de armas de fogo, munições e acessórios. Entre as alterações estabelecidas pelo decreto, está a distância mínima de um quilômetro entre os clubes e escolas.
“A definição desse perímetro é de competência dos municípios, então nós enviamos uma comunicação a todos eles para que façam a alteração em suas leis orgânicas com as devidas delimitações que a sociedade definir”, explicou.
Fonte: ALMT – MT

Gkay impressiona com look diferenciado para a Farofa da Gkay: ‘Cheio de luzes’

Queimadas estão proibidas no Pantanal até o fim do mês

Sirva essa sobremesa e ganhe elogios da galera!! Aprenda a fazer um delicioso Pavê de Brigadeiro

Agência Brasil é eleita a mais admirada em saúde, ciência e bem-estar

Destaque na Beleza: Eduarda Rodrigues Receberá o Prestigioso Prêmio Pincel de Ouro no Rio de Janeiro
CUIABÁ


Estudantes apresentam trabalhos e participam de oficinas com temáticas do movimento afro-brasileiro
Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Profª. Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito da Guia participaram...


Censo Previdenciário de servidores da Prefeitura de Cuiabá é prorrogado
Foi prorrogado até o dia 29 deste mês o período para que servidores efetivos ativos, aposentados, pensionista e dependentes participem...


Secretaria de Agricultura informa cancelamento do curso de “Técnicas de Vendas Para Conquistar o Mercado”
A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, por meio do Complexo do Empreendedor, informa aos participantes do workshop...
MATO GROSSO


“Mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, programa leva conhecimento ao produtor”, afirma secretária de Meio Ambiente
O Governo de Mato Grosso apresentou à cúpula do clima da ONU (COP28), nesta segunda-feira (04.12), a operação no Estado...


Escolas estaduais têm até sexta-feira (8) para se inscrever no projeto Hortas Escolares
As escolas da rede estadual de ensino têm até sexta-feira (08.12) para se inscrever no projeto Hortas Escolares, desenvolvido pela...


CGE-MT participará de Seminário sobre os 10 anos da Lei Anticorrupção
O secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias, será palestrante no Seminário sobre os 10 anos da Lei Anticorrupção, a ser...
POLÍCIA


Foragido do Distrito Federal é localizado pela Polícia Civil em assentamento no interior de MT
A equipe da Delegacia de São Félix do Araguaia cumpriu nesta tarde de segunda feira (04.12), dois mandados de prisão...


Autor de homicídio ocorrido em 2022 tem prisão cumprida pela Polícia Civil
Um dos autores do homicídio que vitimou Francisco da Silva Amorim Filho, em Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá),...


Autor de homicídio em Alto Taquari é preso em cidade do interior de Goiás
Um homem investigado pela Polícia Civil por um homicídio em Alto Taquari, na região sul do estado, foi preso no...
ENTRETENIMENTO
ESPORTES


Bahia perde para o América-MG, e fica em situação difícil no Z4
Jogando em Belo Horizonte, o Bahia perdeu por 3×2 para o América-MG. O próximo confronto é contra o Atlético-MG, quarta-feira,...


Athletico Paranaense vence e complica a vida do Santos no Brasileirão
Um sorriso no rosto na despedida. Em sua última partida na Ligga Arena em 2023, o Athletico teve uma boa...


Fortaleza vence o Goiás pelo Brasileirão e se classifica para a Sul-Americana
Na noite deste domingo (3), o Fortaleza recebeu a equipe do Goiás, na Arena Castelão, pela 37ª rodada do Brasileirão,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT4 dias ago
ALMT debate ampliação e construção de escolas em Canarana
-
Ministério Público MT4 dias ago
Um depoimento especial
-
Política MT4 dias ago
Deputados derrubam veto a PL que prevê base de controle de queimadas nas rodovias estaduais
-
Política MT5 dias ago
Deputados derrubam vetos do governo. Só no PLDO foram derrubados quatro vetos