Requerimento solicitando informações sobre o concurso público para professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi aprovado pela Assembleia Legislativa na última semana. A banca para o concurso foi contratada no final de 2024, mas as informações de data, cargos e salários ainda não foram divulgadas. O deputado estadual Lúdio Cabral cobrou providências e explicações sobre o caso.
Apesar da Seduc já ter contratado a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como banca para o concurso, o edital para a prova ainda não foi divulgado. A licitação que definiu a FGV apresenta um custo estimado em R$ 8 milhões.
"Essa situação deixa os profissionais da educação na expectativa. É preciso saber qual o número de professores necessários para suprir a demanda da rede estadual de ensino no quadro de profissionais efetivos. Também ainda não temos informações sobre a quantidade de vagas por município, por isso questionamos a secretaria por meio deste requerimento para enviar explicações", detalhou o deputado.
O último concurso público da Seduc foi realizado em 2017. A rede estadual tem cerca de 35 mil profissionais, sendo 22 mil professores. Os temporários são aproximadamente 40% dos educadores.
"A contratação por concurso garante a continuidade dos serviços prestados à nossa população, e na educação não é diferente. Nesse tipo de área, que é prioritária, precisamos fazer concurso público de maneira regular para repor aqueles servidores que se aposentam ou deixam os cargos por outras razões. Seguiremos em diálogo com a Seduc para garantir a realização do novo concurso", finalizou Lúdio.