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Cadastro Único dá início a Atendimento Itinerante Domiciliar  

Cadastro Único dá início a Atendimento Itinerante Domiciliar  

26/06/2024 às 14h02 Atualizada em 26/06/2024 às 18h02
Por: Redação
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Idosos, pessoas com deficiência, acamadas e hospitalizadas, que tem dificuldades de locomoção não precisam mais se preocupar em fazer inscrição ou atualização do Cadastro Único em Várzea Grande. A Secretaria de Assistência Social deu início ao Programa de Atendimento Itinerante Domiciliar, onde uma equipe multidisciplinar está fazendo visita in loco, no atendimento dessas pessoas, que necessitam serem inseridas no Programa Social, para terem acesso a vários benefícios.

De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família, Elizangela Ferreira Arantes, a nova medida evitará o bloqueio e, consequentemente, o cancelamento do benefício. “A inscrição no CadÚnico garante a inserção e permanência em diversos programas do Governo Federal, entre eles o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Desta forma, estamos expandindo a cobertura e garantindo acesso aos direitos para as nossas famílias que mais precisam de suporte”, assegurou a coordenadora.

Elizangela Arantes disse ainda que o Cadastro Único é o instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda e as informações são utilizadas pelos governos federal, estadual e municipal, para análise das necessidades e oferta dos benefícios sociais. “Por meio do CADÚNICO, são analisados dados relacionados à renda, condição de moradia, acesso ao trabalho, saúde e educação”.

A coordenadora destacou também que os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar, e que cada profissional realiza os seus apontamentos de acordo com a sua observação.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que esse programa vem somar com os serviços já ofertados pelo setor, a exemplo do Cadastro Único em seu bairro, que é realizado uma vez por semana, em uma região distinta. “Esse projeto tem facilitado o acesso das famílias de baixa renda que têm dificuldade em procurar uma unidade de atendimento. Já o programa de Atendimento Domiciliar, dá condições às pessoas acamadas terem o seu direito respeitado, seja na inscrição a benefícios sociais ou atualização cadastral”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande - MT

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