Entre 6 e 8 de agosto de 2024, Cuiabá estará no centro das atenções quando se transformar na capital brasileira da robótica, acolhendo mais de 100 equipes de diversas partes do Brasil para uma celebração de inovação e aprendizado através do Festival de Robótica Educacional.
O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre das 8h às 18h, no Sesi Escola Cuiabá e estacionamento do Sesi Papa, proporcionando uma oportunidade única a crianças e jovens estudantes da Rede Estadual de Ensino, do Sesi e Senai vivenciarem a robótica de maneira intensa, divertida e, sobretudo, educativa.
Uma colaboração entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT), a competição tem tudo para ser um marco na agenda educacional e tecnológica do estado.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatiza a relevância do evento, ressaltando a robótica educacional como uma ferramenta poderosa para estimular a criatividade, o pensamento crítico e preparar os jovens para os desafios futuros, numa atmosfera de aprendizado ativo e colaborativo.“A robótica educacional estimula a criatividade, o pensamento crítico e prepara nossas crianças e jovens estudantes para os desafios do futuro, promovendo um ambiente de aprendizagem ativa e colaborativa", explicou Alan Porto.
O pontapé inicial, marcado para o dia 6 de agosto, dará destaque ao Festival de Robótica do Estado de Mato Grosso, apresentado pela Seduc-MT e Senai-MT. Nesta etapa, 52 equipes de estudantes da Rede Estadual de Ensino, representando as 13 Diretorias Regionais de Educação, competirão na modalidade Sumô de Robôs, demonstrando estratégias para superar os adversários em uma emocionante simulação do tradicional esporte japonês.
Nos dias subsequentes, 7 e 8 de agosto, o 1º Festival Sesi de Robótica etapa OFF Season – Mato Grosso, realizado pelo Sesi MT, com apoio dos parceiros, toma o palco para exibir uma vasta gama de práticas em robótica, transformando o evento numa vitrine de talentos e inovação.
A competição contará com 20 equipes na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FFL), 10 na FIRST Tech Challenge (FTC) e 23 na FIRST Robotics Competition (FRC), pelas quais os participantes deverão não apenas construir e programar robôs, mas mostrar habilidades de competição, competências comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação.
Além disso, haverá demonstração F1 in Schools, programa que envolve estudantes de escolas Sesi, com idades entre 9 e 19 anos. O desafio é reproduzir a realidade da Fórmula 1, idealizadora da competição, em que equipes criam e projetam um carro que vai competir em uma pista de corrida miniatura. Os estudantes precisam ainda formar uma escuderia, buscar patrocínio e criar um projeto social.
Para o presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, a ocasião vai muito além de uma simples competição; representa um investimento no futuro social e técnico dos jovens, fundamentando a base para o progresso industrial e nacional.
Ele destaca que o Festival é uma plataforma excepcional para inspirar e formar a próxima geração de inovadores, expressando grande honra e satisfação em realizar o festival em parceria com o Governo de Mato Grosso. “O evento é fundamental para o desenvolvimento das habilidades técnicas e sociais dos jovens. Estamos investindo no futuro de nossos jovens e, consequentemente, no futuro da nossa indústria e do nosso país”, concluiu Silvio Rangel.
Texto: Viviane Saggin
Mín. 22° Máx. 39°