Em comemoração a um ano de aquisição da Unidade Itinerante de Coleta de Sangue, o Hemocentro da Paraíba, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, promoveu nessa terça-feira (30), das 9h às 16h, na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, a Feira de Serviços – Aqui Tem Mais Saúde, com realização de coleta de sangue e oferta de serviços gratuitos para a população.
Em um ano, a Unidade Itinerante do Hemocentro da Paraíba já percorreu 43 municípios, onde foram realizadas 86 coletas externas. A unidade móvel garantiu 4.668 doações efetivas de sangue, além de 905 novos cadastros de medula óssea e o atendimento de mais de 6,2 mil pessoas candidatas à doação de sangue.
A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, destacou o investimento do Governo do Estado. “A unidade itinerante é um dos veículos mais modernos do País. É a quarta unidade do Brasil com estrutura de um Hemocentro móvel, com os espaços e equipamentos adequados para realização de coletas de sangue. Um investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e do Hemocentro da Paraíba, que contribui para aproximar a população do local de doação, fidelizar doadores e mantermos os estoques abastecidos”, pontuou a diretora.
A presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Raquel Teixeira, presente ao evento, elogiou o exemplo do Hemocentro por utilizar a unidade móvel de coleta externa de sangue como uma solução eficiente no enfrentamento de um dos principais desafios enfrentados pelos hemocentros: a dificuldade de acesso aos doadores que vivem em áreas mais distantes das sedes.
“Essa mobilidade oferece uma logística mais prática e eficiente, possibilitando o planejamento de campanhas em diversas cidades de maneira estratégica. O impacto disso na manutenção de estoques estáveis é muito positivo proporcionando um atendimento contínuo e de qualidade à população”, observou Raquel.
A diretora de apoio técnico do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte), Ivana Mafra, destacou que a participação de representantes da Hemorrede Nacional garante a oportunidade de trocar experiências e fortalecer os laços entre diretores e colaboradores, bem como a cultura da doação de sangue.
Já a diretora administrativa do Hemocentro Regional de Campina Grande, Andreza Sandrini, salientou que a unidade itinerante do Hemocentro é um patrimônio essencial para ajudar a manter os estoques de sangue. “Com a unidade itinerante, o Hemocentro consegue chegar a mais doadores de sangue e de medula óssea”.
O casal Júlia e Wellington dos Santos doaram na coleta itinerante no bairro dos Bancários. “Há seis meses, estava aguardando o momento para fazer mais uma doação de sangue. Vi que o Hemocentro estaria perto de minha casa, aproveitei a oportunidade para fazer meu gesto de solidariedade”, declarou Julia após a doação. Seu esposo afirmou que apesar de ser doador há vários anos e de estar satisfeito com a sede do Hemocentro em João Pessoa, a unidade móvel é muito confortável e aconchegante.
Homenagens
Durante o evento comemorativo, foram entregues certificados aos profissionais que integram a coleta itinerante e aos parceiros da ação. O início das atividades contou com a apresentação da Banda Patrulha Musical, da Polícia Militar.
Durante todo o dia, foram oferecidos testes rápidos de saúde e distribuição de preservativos, por profissionais do Hospital Clementino Fraga, emissão de documentos como CPF, Identidade e Carteira Profissional Digital, pela equipe do Programa Cidadão, atendimento jurídico gratuito, pela Defensoria Pública, Biblioteca itinerante do Sesc/Senac, exames preventivos e aferição de pressão arterial e glicemia e orientações de nutrição e fisioterapia pela equipe da FPB.
Também participaram do evento a apresentadora Thereza Madalena, o diretor-geral do Lacen, Bergson Vasconcelos; o diretor do Centro Odontológico de Cruz das Armas (Coca), Fernando Torres; a diretora-geral da Maternidade Frei Damião, Marcela Tarcia; as diretoras dos Hemonúcleos de Patos, Guarabira e Catolé do Rocha, Fernanda Lucena, Isamara, Laecia Alencar, respectivamente; e as diretoras das Agências Transfusionais de Picuí, Monteiro e Princesa Isabel, Raquel Farias, Joyce Cavalcante e Caliane Limeira.
Mín. 23° Máx. 40°