O Programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” abre inscrições, a partir do dia 1º de novembro, para cursos que visam capacitar estudantes para o mercado de trabalho em novas tecnologias. As inscrições seguem até o dia 1º de dezembro. As qualificações são totalmente gratuitas e remotas.
Os interessados podem se inscrever em duas trilhas de conhecimento: Ciência de Dados, ofertada pela Uece, e Desenvolvimento Full Stack, ofertada pelo Atlântico. No total, serão disponibilizadas 2200 vagas, sendo 1600 para Ciência de Dados e 600 para Desenvolvimento Full Stack.
A divulgação preliminar dos candidatos selecionados está prevista para o próximo dia 4 de dezembro. Já a classificação final tem data de divulgação prevista para o dia 6 de dezembro. Os candidatos devem atentar ao período de matrículas, que ocorre entre os dias 9 e 22 de dezembro. A previsão de início das aulas é para janeiro de 2025.
Para o coordenador geral do Programa na Uece e coordenador da Agência de Inovação (Agin) da Uece, professor Jerffeson Teixeira, “o programa fortalece o papel da Uece na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho, e a oferta de novas vagas representa uma excelente oportunidade para todos aqueles que desejam, de forma qualificada, ingressar no mercado da computação, em duas áreas de grande demanda: Ciência de Dados e Desenvolvimento Full Stack”.
“Essa iniciativa será um marco importante na formação de milhares de jovens cearenses, preparando-os para as demandas do mercado de novas tecnologias. Nosso compromisso é oferecer uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado. É uma oportunidade única para capacitar nossos estudantes em áreas estratégicas como Desenvolvimento Full Stack, fundamentais para o futuro da inovação”, destaca o gerente de Portfólio Educacional do Instituto Atlântico, Carlos Pompeu.
O Programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” é fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual, visando capacitar os participantes para o mercado de trabalho em novas tecnologias. A iniciativa conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da ordem de R$ 34 milhões. O programa está sob a coordenação nacional da Softex e, no estado, é articulado pela Secitece, com a participação de diversos parceiros, incluindo a Uece e o Instituto Atlântico. No Ceará, as atividades do programa tiveram início em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios.
Participam desta etapa do programa, com a Secitece, as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Uece, IFCE e UFC; Iracema Digital; Sebrae; FIEC/Senai; Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.
Mín. 22° Máx. 34°